Como saber se o notebook suporta mais memória RAM
Para você descobrir quanto de memória RAM seu notebook ou computador de mesa suporta, você precisa saber a capacidade máxima de seu sistema operacional e de sua placa mãe.
Tem um comando que muitos compartilham que mostra a capacidade máxima, mas nem sempre ele está correto, mas se quiser usar, vou explicar como é e a seguir mostro a forma mais assertiva de verificar isso.
No Windows você pode clicar na bandeira no canto em baixo na esquerda e digitar cmd, apertar enter e digitar a seguinte linha de comando e enter novamente para confirmar:
wmic memphysical get MaxCapacity, MemoryDevices

O número maior que retorna, você divide por 1024 e o resultado você divide por 1024.
Máximo de capacidade de memória suportada = (MaxCapacity/1024)/1024
Esse é o máximo de capacidade de memória suportada, porém, o máximo de memória que você pode realmente colocar em seu notebook depende de outros fatores, não se limite a somente esse número porque muitas pessoas na internet relataram que eles estão errados, tanto o número máximo de RAM quanto o número de slots.
Olhando a capacidade máxima no Linux
Se o seu notebook ou pc estiver um sistema Linux, você também pode usar o prompt de comando para verificar a capacidade máxima de memória RAM que ele suporta.
Eu vou apresentar os passos, mas quero esclarecer que eu mesma não tentei porque não tenho o Linux, só fiz uma pesquisa rápida e gostaria de dividir aqui para você perder menos tempo.
Você precisa ter o dmidecode instalado, para instalar você digita a seguinte linha de comando:
sudo apt-get install dmidecode
Mas, se você não estiver usando os Linux convencionais e sim um Arch Linux, o comando é:
yaourt -S dmidecode
Com o dmidecode instalado, use o seguinte comando:
sudo dmidecode -t 16
Você vai procurar pelo Maximum Capacity, é o número na frente que indica a capacidade máxima de RAM que o seu notebook suporta.
Capacidade do Sistema Operacional
Se você usa um sistema operacional que não suporta muita memória RAM, o seu notebook vai ficar limitado a esse tanto máximo, por exemplo, se seu sistema é de 32 bits ele só pode usar 4 GB de memória RAM no máximo com o Windows, se ele for 64 bits o limite é maior, mas não para por aí.
O Windows 10 tem várias versões e cada uma delas possui seu limite, a versão Home que é a que uso, aguenta 128 GB no máximo, mas a versão Pro já aguenta 2 Tera, as de servidor então aguenta um valor absurdo.
Acesse essa página para ver os limites da versão, se trata do site oficial da Microsoft.
Capacidade da placa mãe
Não adianta você ter um sistema operacional que aguente uma alta quantidade de memória RAM se a sua placa mãe não suporta essa quantidade.
Como saber qual é sua placa mãe e sua capacidade máxima de RAM
Clica na bandeira do canto inferior esquerdo e começa a digitar “informações do sistema”, quando aparecer a opção clica nela.

Lá tem o sistema operacional que você usa e mais abaixo tem o nome do modelo de sua placa mãe, está na seção “Produto Baseboard” e acima tem a marca do fabricante na seção “Fabricante da Baseboard”.
Depois você pode pesquisar num site de busca o fabricante e modelo, sempre priorize abrir o site do fabricante para não se confundir com a informação de outros sites. Veja na imagem a seguir que para o modelo do meu tem a informação de que suporta 128 Gb de ram.

Lá também informa quantos slots ou lugares para encaixar o cartucho de memória RAM sua placa mãe realmente possui.
Essa informação é muito importante para você saber quantos cartuchos pode comprar para sua máquina.
Limitações de cartuchos de memória no mercado
Sabe aquele comando que mostrei no início dessa matéria? Na frente do grande número tem um número menor identificado por Memory Devices, isso é o número de lugares físicos que sua placa mãe tem para você encaixar a memória RAM.
Ao procurar por uma memória RAM nova, nem sempre você vai achar uma do tamanho que quer para o seu notebook, exemplo, se a placa mãe de seu notebook suporta 8gb de memória RAM, mas se você só consegue encontrar cartuchos de memória RAM de 2GB e lá na placa mãe só tem espaço pra encaixar 2 cartuchos, você só vai conseguir instalar 4 GB, mesmo tendo um Windows de 64 bits e com uma placa e processador que suportam 8GB.
E o processador?
Bom, eu até procurei na página oficial do processador de meu computador se tinha algo sobre o tanto máximo de memória RAM que ele pode trabalhar, mas não encontrei.
Eu vou assumir que na verdade você tem que olhar isso na placa mãe mesmo, até porque a placa mãe só aceita alguns modelos de processador, então acredito que os que ela aceita também podem suportar trabalhar com o valor máximo fornecido pelo fabricante da placa mãe.
Eu só sei que fiz minha pesquisa e não ficou claro se pode existir uma placa mãe que permite mais memória RAM que um processador suportado por ela consiga aguentar.
Alguns dizem que importa, outros falam que as fabricantes compartilham essa informação errada e que o processador suporta mesmo assim, mas se quiser pesquisar, o nome do processador está lá no informações do sistema que apresentei, basta você procurar pelo site oficial e buscar pelo mesmo modelo.
Para o meu processador não ficou claro, um site que não é oficial diz ser 64 GB enquanto que outro 128 GB, já que não está claro eu prefiro acreditar que é realmente na placa mãe que você vai saber o limite.
Você provavelmente está procurando melhorar o tanto de memória do seu Notebook, correto? Outro equipamento fácil de trocar para computadores portáteis é o disco SSD, nessa matéria aqui eu indico como saber se o seu tem ou não.
O SSD é muito mais rápido do que os HDs convencionais e pode melhorar até o tempo de carregamento de programas e jogos.
